Sinergia

Ação  positiva  e  simultânea  de  um  grupo  de  pessoas  na  realização  de  uma   atividade. Refere-se  à  convicção  de  que  dois  mais  dois  podem  ser  cinco.  Esta  é  uma  não   evidência  que  serviu  para justificar  as  injustificáveis  operações  de  fusão  e  aquisição  que   caracterizaram  o  mundo  dos  negócios  nos  anos  80.  O  conceito  de  sinergia,  introduzido  por   Igor Ansoff no livro Corporate Startegy, procura provar que duas empresas juntas valem mais   do  que a  soma  das  duas  separadas.  Se  não existir  sinergia  (ou  se  for  negativa)  não  valerá a   pena  concretizar-se  uma  fusão  ou aquisição. O  conceito  pode  ser  aplicado em  outras  áreas,   como alianças estratégicas, joint-ventures, acordos de cooperação, relações das empresas com   fornecedores ou clientes e equipes de trabalho pluridisciplinares.

Comments are closed.