Just-in-Time ou JIT

1.  Sistema  que  determina  que  nada  deve  ser  produzido,  transportado   ou  comprado antes  da  hora  exata,  ou  seja,  primeiramente  vende-se  o  produto  para  depois   comprar  a  matéria-prima  e posteriormente  fabricá-lo  ou  montá-lo.  Pode  ser  aplicado em   qualquer  organização,  para  reduzir  estoques  e  os  custos  decorrentes. 2.  É  uma técnica  de   gestão e controle de mercadorias que procura minimizar o nível de stocks nos armazéns das   empresas  industriais.  Criada  em  1960  pela  nipônica  Toyota,  foi considerada  como  uma  das   ferramentas de gestão que mais contribuíram para o milagre industrial japonês. A ideia base é   bastante simples: cada etapa do ciclo de produção só deve solicitar novas encomendas à etapa   anterior,  na medida  em  que  precisar  delas. Implica igualmente  uma  redução  do  número  de   fornecedores. Richard Schonberger  foi o primeiro autor a divulgar a metodologia just-in-time   nos Estados Unidos.

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