Cultura Organizacional

1.  O  significado  muda  de  acordo  com  a  ciência  social  aplicada: sociologia, antropologia, psicologia, administração, economia, etc. Mas em geral, é o conjunto de “modos de ser” típicos desta ou daquela organização.

2. As empresas, tal como os países, têm  uma  cultura  única.  E,  por  isso  é  crucial  que  as  empresas  divulguem  de  forma  explícita quais  são  os  valores  que  apreciam.  Quando  o  fazem  por  escrito,  o  documento  chama-se declaração  de  missão.  Para  James  Collins  e  Jeremy  Porras,  autores  do  livro  Built  to  Last,  a razão  por  que  algumas  empresas  têm  sucesso  a  longo  prazo,  enquanto  outras  acabam  por desaparecer,  está  na  cultura  organizacional.  Nesta  era  de  incerteza  tudo  deve  ser  posto em  causa,  à  exceção  dos  valores.  Esses  têm  de  ser  imutáveis.

3.  É  o  conjunto  de  hábitos  e crenças estabelecidos por meio de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas na empresa de maneira informal. Orienta o comportamento dos funcionários no dia-a-dia.

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