Olá!
É comum nos depararmos com algumas terminologias de RH ou de setores afins e que não temos conhecimento. Para ajudá-los, elaboramos um pequeno verbete de palavras e terminologias relacionadas à área de Recursos humanos, pesquisadas na Internet (os links estão relacionados ao final das informações).
E se, por um acaso, você souber de outras terminologias, nos envie para acrescentarmos e melhoramos nosso conteúdo!
Forte abraço!
Equipe Conquest RH
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- Absenteísmo
Termo usado para designar as ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente, como problemas de saúde, etc.
- Ação Disciplinar
Comportamento punitivo manifesto pela liderança (individual ou coletiva), conforme os padrões e regulamento estabelecidos pela organização, que objetiva a correção de disfunções e a manutenção da ordem interna.
- Ações estratégicas
Iniciativas fortemente relevantes que mostram a operacionalização dos objetivos estratégicos. São inspiradas, geralmente, no cortejo das forças e fraquezas da organização e são os meios para perseguir os objetivos considerando a operacionalização de todos os fatores internos.
- Adhocracia ou Adocracia (ad hoc = aqui agora)
Sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupo de pessoas com habilidades e profissões diversas e complementares. Constitui opção à tradicional departamentalização.
- Administração de recursos humanos
Conjunto de teoria e conceitos que objetivam administrar pessoas dentro das organizações. O estudo dos subsistemas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, departamento pessoal, relações trabalhistas e sindicais, segurança e medicina do trabalho, saúde ocupacional, administração de benefícios, endomarketing, comunicação empresarial, dentre outros são frequentemente discutido no campo de administração de recursos humanos.
- Administração do tempo
Práticas e processos que objetivam o estudo do tempo nas organizações. O tempo necessário para execução de uma atividade X, tempo para locomoção entre departamentos, tempo produtivo, tempo desperdiçado, etc.
- Administração estratégica de recursos humanos
É o emprego das práticas de administração de recursos humanos considerando as multideterminações que a impactam: mudanças tecnológicas, econômicas, comportamentais, administrativas, urbanas, culturais, etc.
- Agente de mudança
Essa denominação influencia com relevância o processo de mudança de uma organização. É o termo mais usado em relação a uma pessoa ou a um grupo, podendo, todavia, ser utilizado também como referencia como um programa ou um setor inovador.
- Ambiente colaborativo
Ambiente colaborativo: ambiente propício para os funcionários compartilharem conhecimentos. Por facilitar a disseminação do conhecimento na empresa, traz diferencial competitivo para a organização.
- Ampliação de quadro de pessoal
É o aumento qualitativo da mão de obra. Geralmente acompanha o crescimento da organização ou fase crítica de produção.
- Análise de currículo
Procedimento adotado pela divisão de recrutamento e seleção para avaliar previamente candidatos a serem convocados para o processo seletivo de uma determinada vaga em aberto. A análise de currículos permite a este subsistema a execução da triagem de currículos de acordo com as contingências presentes (perfil de candidatos x perfil de vagas disponíveis).
- Andragogia
É a arte ou ciência de orientar os adultos a aprender, segundo a definição a Malcolm Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança).
- Anúncios de emprego
Divulgação de vagas em aberto por meio dos veículos de comunicação disponíveis em uma sociedade: jornais, revistas, plaqueiros, panfletos, rádio, TV, internet, etc. Objetivam captar currículos para que a divisão de recrutamento e seleção possa dar início à atividade de análise e triagem de currículos.
- Aposentadoria
Desligamento do trabalhador, com remuneração integral ou proporcional, observadas as regras específicas para cada situação. Pode ser concedida por tempo integral de contribuição, proporcional por idade, em caráter compulsório ou por invalidez.
- Approach
abordagem.
- ASAP
Sigla de “As soon as possible” – o termo inglês quer dizer “O mais rápido/ breve possível”.
- ASP
“Application Service Provider” (provedor de aplicação de serviços): termo conferido às empresas tornam disponíveis serviços ou aplicações de informática com base na internet aos seus clientes, como a redução de custos para implantação de projetos.
- Assalariado
É o termo dado ao empregado que trabalha em troca de remuneração previamente ajustada.
- Assertividade
No âmbito da psicologia, a assertividade é a forma habilidosa da expressão tanto dos sentimentos, quanto de pensamentos e necessidades, sem prejudicar o outro ou violar seus direitos, uma maneira de se expressar sem ansiedade excessiva. É uma habilidade a ser aprendida, sem impedir a livre expressão, entrando em equilíbrio com o outro indivíduo sem causar prejuízo para nenhumas das partes.
Tipos de assertividade:
Para alguns autores há a possibilidade de subdividir a assertividade em quatro tipos:- Assertividade básica: quando expressa-se os sentimentos, pensamentos e necessidades.
- Assertividade empática: quando o ponto de vista do outro é entendido.
- Assertividade escalonada: quando se adequar o tom de assegurar o pedido ou exigência.
- Assertividade de confronto: quando há o próprio equilíbrio das emoções, exige confrontar ao mostrar as falhas.
- Assessment Center
Análise de comportamentos baseada na observação de profissionais ao realizarem determinadas atividades. Seu objetivo é obter uma visão mais precisa dos comportamentos dos profissionais avaliados em relação aos seus atuais ou futuros cargos. Pode, ainda, ser utilizado para o processo de Recrutamento e Seleção.
- Assignments
Tarefas a serem cumpridas. Missão de uma pessoa na empresa, compromissos.
- Avaliação 180º
Modelo intermediário ao 360º. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe.
- Avaliação 360º
Método que avalia o desempenho dos colaboradores, envolvendo todas as pessoas que fazem parte do seu círculo de atuação. Isso possibilita a visão de diferentes ângulos (visão dos superiores, pares, subordinados, clientes e fornecedores).
- Avaliação de desempenho
Técnicas e procedimentos utilizadas para avaliar o desempenho de uma pessoa no exercício de uma atividade, cargo, função, etc.
- Background
Experiência, vivência ou conhecimento tanto profissional quanto pessoal.
- Behaviorismo
Conjunto de teorias psicológicas (dentre elas a análise do comportamento e a psicologia objetiva) que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. Geralmente é definido por meio das unidades analíticas: respostas e estímulos.
- Benchmark
Organização, processo, produto ou resultado considerado o melhor da classe. (FNQ 2008)
- Benchmarking
1.Processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas, buscando as melhores práticas que conduzam a um o desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo que uma empresa examina como a outra realiza uma função específica a fim de melhorar e realizar a mesma ou uma função semelhante.
2. Segundo a International Benchmarking Clearinghouse (IBC), o benchmarking é um processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das líderes mundiais, no sentido de obter informações que a possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Ou seja, é uma técnica de observação e adaptação das melhores empresas, que, no entanto, não deve ser confundida com a espionagem industrial. A Rank Xerox é considerada a empresa pioneira na aplicação do benchmarking.
3. Nome genérico dado aos processos de aprendizado que buscam identificar, compreender e aproveitar os resultados e as boas práticas das organizações. (Bachmann & Associados).
- Benchmarking de Desempenho
Processo de comparação específica de desempenho em indicadores selecionados visando, fundamentalmente, à determinação do desempenho da organização em relação a referenciais pertinentes, previamente selecionados. (FNQ)
- Benefícios
Componentes da remuneração indireta dos colaboradores de uma empresa. Poderão compor o plano de benefícios: transporte, refeição, alimentação, plano de saúde, reembolsos, custeio de estudos, auxílio creche, seguro de vida, 13º salário, férias, empréstimos, etc.
São facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados no sentido de poupar-lhes esforços e preocupações. (Chiavenato).
Os benefícios mais usuais são:- Transporte.
- Alimentação.
- Assistência Médica, Hospitalar e Odontológica.
- Seguro de Vida em Grupo.
- Planos de Empréstimos Pessoais.
- Assistência Jurídica.
- Planos de Previdência Social.
- Telefonia Celular.
- Tablets.
- Grêmio ou Clube.
Alguns destes benefícios podem ser assumidos total ou parcialmente pela empresa, por meio de preços subsidiados e descontados em folha.
- Blanded learning
Do idioma inglês, a expressão designa uma forte tendência da atualidade, no tocante aos processos de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
- Board
Conselho diretor.
- Bônus
1. Premiação extra, concedida aos funcionários. 2. Forma de remuneração variável encontrada pelas empresas para reconhecer o mérito dos funcionários ou executivos. Se o funcionário e a empresa atingirem as metas, o trabalhador ganha um dinheiro extra.
- BPF
Sigla de Boas Práticas de Fabricação.
- Brainstorm (Tempestade Cerebral):
1. Geralmente utilizada em treinamentos gerenciais, trata-se de uma técnica de dinâmica de grupo que trabalha a imaginação e criatividade. Os participantes são convidados a propor soluções para problemas instantâneos, sem viés lógico ou metodológico. As melhores ideias são coletadas e analisadas minuciosamente.
2. É uma técnica para reuniões de grupo que visa ajudar os participantes a vencerem as suas limitações em termos de inovação e criatividade. Criada por Osborn em 1963, uma sessão de brainstorming pode durar desde alguns minutos até várias horas, consoante às pessoas e a dificuldade do tema. Em regra, as reuniões não costumam ultrapassar os 30 minutos. O brainstorming tem quatro regras de ouro: nunca critique uma sugestão; encoraje as ideia bizarras; prefira a quantidade à qualidade; e não respeite a propriedade intelectual. Além de zelar para que todos os participantes (geralmente entre 6 e 12 pessoas) cumpram as regras, o líder da sessão deve manter um ambiente relaxante e propício à geração de novas ideias.
3. Reunião destinada a incentivar a total libertação da atividade mental criativa. A tradução para o português significa “tempestade cerebral” e visa ajudar os participantes a descobrir soluções criativas e inovadoras para as questões da empresa. Nas reuniões, os participantes devem encorajar ideias bizarras e nunca criticar as sugestões dos demais.
- Branding
Construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa.
- Break-even point (ponto de equilíbrio)
Nível de produção ou de volume de vendas em que o empreendimento ou negócio se equilibram.
- Breakthrough
Avanço em determinada área.
- Briefing
Todas as informações necessárias para realização de uma determinada ação ou informação.
- Broad band
Banda larga.
- BSC – Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho)
Seu objetivo é medir os fatores tangíveis que possibilitam o sucesso interno dos processos e pessoas, tecnologia e inovação. Sua implantação se divide em três partes: definição clara das estratégias da empresa e alinhamento da organização com os objetivos propostos interno ineficazes e definição de indicadores quantificáveis com controle sistemático.
- BTB ou B2B (Business to Business)
Nome dado ao comércio eletrônico associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços por meio da Internet ou mediante a utilização de redes privadas partilhadas entre parceiros de negócios, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transações comerciais.
- BTC ou B2C (Business to Consumer ou Business to Costumer)
Comércio efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, por intermédio do comércio eletrônico, Internet.
- BTE ou B2E (Business to Employee)
Modalidade de marketing voltado para dentro das organizações, onde o advento Internet e Intranet dá aos colaboradores a mesma agilidade de acesso à informação que dá aos compradores. Ainda em fase embrionária, esse conceito se traduz, autalmente, em e-Recruitment e e-Learning.
- Budget
Orçamento.
- BUMO
Sigla de “Brand Used Most Often” – refere-se à marca ou produto mais utilizado, com mais frequência.
- Business Game
Jogos empresariais.
- Business intelligence (inteligência de negócios)
São conjuntos de softwares que ajudam em decisões estratégicas, como organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, oferecendo suporte à gestão dos negócios.
- Business plan
Plano de negócios.
- Business unit
Unidade de negócios.
- Buying in
Compra de uma empresa, por exemplo.
- C2C (Customer to Customer)
Venda de cliente para cliente. Ex: site Mercado Livre.
- Capacitação Interna
Curso ou ensinamento aos colaboradores de uma empresa sobre novas competências. Um investimento na equipe e na qualificação dos profissionais.
- Capital Intelectual
Informação transformada em conhecimento. É o valor daquilo que as pessoas sabem, conhecem e aplicam. Também conhecido como experiência.
- Cargo
1. É a posição organizacional de um agrupamento de funções. O cargo dá a titulagem oficial das tarefas desempenhadas por uma ou mais pessoas. 2. É a designação que indica a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferida. É registrado no contrato de trabalho.
- Cargos e Salários
É o subsistema de recursos humanos que atua na administração e controle das rotinas de cargos, salários e carreira.
- Carreira
São roteiros pré – estabelecidos de posições funcionais, cargos e salários. Organizações que fazem planos de carreira programam o tempo limite para um sujeito permanecer em um determinado cargo, planejam o desenvolvimento de executivos, a promoção de funcionários, etc.
- Case
Estudo de caso, normalmente abordado em empresas.
- Cash
Dinheiro vivo.
- CEO – Chief Executiver Officer (Diretor Executivo, ou Diretor Geral)
É o cargo mais alto da empresa. Pode ser chamado também de principal executivo, presidente, superintendente, diretor geral, entre outros. Geralmente, as pessoas costumam fazer confusão quando a empresa tem os dois, CEO e Presidente. Neste caso, a função do segundo é mais representativa.
- CEP – Controle Estatístico de Processos
É uma ferramenta da qualidade utilizada nas indústrias e nos processos produtivos com o objetivo de aumentar a economia, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos e outros produtos de industrialização. Otimiza os trabalhos, tornando as atividades menos estressantes.
- CFO – Chief Financial Officer (Diretor Financeiro)
Principal executivo de Finanças.
- CGMP
Sigla de “Current Good Manufacturing Practice” – trata das Boas e Atuais Práticas de fabricação de produtos voltados para as áreas de saúde humana e animal. (Revista Qualidade, nº 74)
- Chairman
Presidente do conselho que dirige a empresa.
- CHRO – Chief Human Resources Officer (Diretor de Recursos Humano)
Principal executivo de Recursos Humanos.
- CIF
Sigla de “Cost Insurance Freight” – refere-se ao custo seguro frete, empregado para designar o sistema de pagamento para mercadorias embarcadas quando os custos do seguro e do frete estão incluídos no preço.
- Cinco S (5s)
Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização. A sigla 5s deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde e SHITSUKE, senso de autodisciplina. (Revista Qualidade n° 72)
- CIO – Chief Imagination Officer (Diretor de Imaginação)
Responsável por promover a criatividade entre o pessoal.
- CIO – Chief Information Officer (Diretor de Tecnologia da Informação)
O papel de um CIO em alguns casos tem-se estendido para um Chief Knowledge Officer (CKO), que trabalha também com conhecimento, não apenas com informação. Hoje, os CIO’s devem abrir a caixa preta da TI, participar de reuniões e tomar iniciativas, ou seja, cuidar da estratégia por trás da tecnologia.
- CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
É o organismo criado na empresa por determinação legal, representando esta e os empregados, para fiscalizar o cumprimento das leis e normas relativas à prevenção de acidentes e atividades da medicina e segurança do trabalho. Em algumas empresas sua atuação é tão ampla que atua desde a orientação e execução de palestras voltadas ao treinamento de funcionários até a fiscalização de condições de higiene e meio ambiente.
- CKO – Chief Knowledge Officer (Diretor de Conhecimento) ou CLO – Chief Learnig Officer (Diretor de Aprendizado)
É quem administra o capital intelectual da empresa, reúne e gerencia todas as informações da organização. Entende tanto de tecnologia e modelo de processos quanto de pessoas.
- Clawback
Cláusula que permite às empresas recuperarem o dinheiro pago aos executivos sob determinadas circunstâncias.
- Clima organizacional
1. É o ambiente interno de uma empresa. Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários. 2. É a atmosfera do ambiente de trabalho e reflete diretamente no desempenho dos funcionários.
- CLO – Chief Learning Officer
Responsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização.
- CLT
Consolidação das Leis do Trabalho – é a principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e ao Direito processual do trabalho. Ela foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo, entre 1937 e 1945, unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil. Ela foi fortemente inspirada na Carta del Lavoro do governo de Benito Mussolini na Itália.
- CMM
Capacity Maturity Model, recurso para desenvolvimento de software.
- CMO – Chief Marketing Officer (Diretor de Marketing)
A função é um pouco mais complexa do que a Diretoria de Marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a Diretoria Comercial e, em outras, a área de Novos Negócios.
- CNI
Conselho Nacional de Imigração.
- Coach (treinador)
1. Vem do francês coche (que significa condutor da carruagem de quatro rodas). A função do coach é conduzir o cliente no desenvolvimento das questões relativas à sua vida pessoal ou profissional, levando-o a descobrir caminhos para novas possibilidades.
2.Atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando à satisfação de objetivos definidos por ambos.
3. Facilitador; instrutor; entidade (pessoa, equipe, departamento, empresa, etc.) que atue como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento, empresa, etc.)
- Coachee
É o aprendiz do coach.
- Coaching (treinamento/desenvolvimento)
1. Projeto com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), conforme a meta desejada por este. O coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longos prazos por meio da identificação e do uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e da superação de suas fragilidades para que ele atinja novos objetivos.
2. Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos. Processo individualizado de desenvolvimento de competências, no qual o coach ajuda o coachee.
- Cognição
Ato ou ação de conhecer, aquisição de um conhecimento.
- Colaborador
Nome politicamente correto para funcionário ou empregado.
- Comitê draft
Comitê de planejamento.
- Commodity
Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional.
- Competência
Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades.
- Compliance
Agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Por meio das atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação à política de investimento dos produtos é identificado e evitado. Assim, os investidores têm a segurança de que suas aplicações serão geridas segundo as diretrizes estabelecidas.
- Comportamento organizacional
É o estudo comportamental dentro de organizações, baseados no clima organizacional: tipos de liderança, satisfação de pessoal, motivações, etc.
- Conhecimento
Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam de acordo com o meio em que as pessoas vivem.
- Conhecimento explícito
É aquele que pode ser articulado na linguagem formal, podendo ser facilmente comunicado por meio de livros e revistas, por exemplo.
- Conhecimento tácito
É aquele difícil de ser articulado na linguagem formal, pois está ligado à experiência de cada indivíduo e envolve valores, intuições e habilidades.
- Consultor de Recursos Humanos
É o profissional vinculado ou não à empresa que presta consultoria/assessoria aos estudos e práticas de gestão de pessoas. Pode atuar em um ou mais subsistemas de RH, desde a implementação até a auditoria de processos, ferramentas e estratégias.
- Consumer Relationship Management
Gerenciamento das relações com o consumidor.
- Consumer understanding
Conhecimento profundo a respeito dos clientes.
- Continuous improvement (melhoria contínua)
É um componente essencial no Just-in-Time e na Qualidade Total que reflete uma determinação inabalável para eliminar as causas dos problemas. É o oposto da mentalidade de “apagar incêndios”.
- Contratados
Refere-se ao pessoal de terceiros (empresas contratadas). O mesmo que “Terceirizados” ou “Pessoal terceirizado”.
- Contratados permanentes
É o número de empregados vinculados às empresas prestadoras de serviços (terceirizados) para a execução de atividades de caráter permanente nas instalações da organização, no momento avaliado. Nota: Não inclui pessoal de contratos eventuais, como pintura de paredes, etc.
- Contratados temporários
É o número de empregados vinculados às empresas prestadoras de serviços (terceirizados) para a execução de atividades temporárias, como reformas e manutenções eventuais, nas instalações da empresa contratante.
- COO – Chief Operating Officer (Chefe Executivo de Operações)
É o braço direito do CEO. Enquanto o chefe pensa na estratégia, o COO cuida mais de perto da rotina do negócio.
- Core business (principal negócio da empresa)
Geralmente definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado. Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa.
- Corporate purpose
Objetivo da empresa.
- Counseling
Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoas e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira.
- Country Manager
Diretor geral para o país.
- CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente)
É uma ferramenta que automatiza as funções de contato com o cliente. Ela compreende sistemas informatizados e é fundamental para uma de atitude corporativa, que tem por objetivo ajudar as companhias a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes, armazenando e inter relacionando de forma inteligente informações sobre suas atividades e interações com a empresa.
- CRO – Chief Risk Officer (Diretor de Riscos de Operações Financeiras)
Além de questões financeiras, o CRO avalia itens como estratégias do negócio, concorrência, legislação e problemas ambientais.
- Crosselling
Técnica de vendas na qual um vendedor tenta vender mais de um produto da mesma empresa para seus clientes já existentes.
- CSO – Chief Security Officer
Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia.
- CTO – Chief Technology Officer (Diretor de Tecnologia)
Geralmente comanda a infraestrutura da área de Tecnologia. Também planeja e coordena a execução de expansão e manutenção da infraestrutura de TI de uma organização.
- Cultura Organizacional
1. O significado muda de acordo com a ciência social aplicada: sociologia, antropologia, psicologia, administração, economia, etc. Mas em geral, é o conjunto de “modos de ser” típicos desta ou daquela organização.
2. As empresas, tal como os países, têm uma cultura única. E, por isso é crucial que as empresas divulguem de forma explícita quais são os valores que apreciam. Quando o fazem por escrito, o documento chama-se declaração de missão. Para James Collins e Jeremy Porras, autores do livro Built to Last, a razão por que algumas empresas têm sucesso a longo prazo, enquanto outras acabam por desaparecer, está na cultura organizacional. Nesta era de incerteza tudo deve ser posto em causa, à exceção dos valores. Esses têm de ser imutáveis.
3. É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas na empresa de maneira informal. Orienta o comportamento dos funcionários no dia-a-dia.
- Currículo
É o histórico de vida profissional do candidato. Assemelha-se a um “cartão de visita” impresso em papel A4, compondo se de dados pessoais, experiências profissionais, escolaridade, conhecimentos de idiomas e de informática e d outras informações inerentes à vida profissional do indivíduo.
- Dado
Informação no seu estado bruto, a descrição exata de algo ou de algum evento.
- Data warehouse (depósito de dados)
Sistema utilizado para a análise de grande volume de dados, como séries históricas, possibilitando a obtenção de informações estratégicas para a tomada de decisões no presente e para previsões.
- Data-base marketing
Marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa.
- Datacenter (banco de dados)
Mecanismo principal de processamento de dados de uma empresa. É um instrumento que aloja sites da internet e providencia serviços de dados para outras companhias, como atualização de softwares.
- Deadline (data limite)
Data, dia ou hora em que alguma coisa precisa ser dada como terminada ou concluída.
- Descrição de cargo
Atividade desempenhada pelo subsistema de cargos e salários para categorização de funções e ações dos recursos humanos dentro de uma organização. Em algumas organizações o departamento de “Organizações e Métodos” utiliza a descrição de cargos para desburocratização e / ou execução e planejamento de estratégias empresariais. A Descrição de Cargos deve descrever não apenas a atividade em si, mas o contexto e as consequências, ou seja, como, quando e porque fazer isso ou aquilo, daquele jeito.
- Desempenho
É o índice de avaliação dos comportamentos profissionais ou pessoais requeridos de um funcionário pela empresa.
- Desenvolvimento organizacional
Conjunto de conceitos, estratégias e técnicas que visam o estudo do comportamento humano nas organizações. Estes conceitos, estratégias e técnicas agrupados propiciam às empresas o aumento da produtividade e consequentemente da lucratividade através do investimento nos recursos humanos (motivação, seleção, treinamento, reciclagem, gestão do conhecimento, etc.)
- Desligamento
Rompimento de vínculo entre empregado – empregador. Pode ocorrer com ou sem justa causa, a depender da contingência e lei trabalhista vigente.
- Dinâmica de Grupo
1. Conjunto de metodologias e técnicas embasadas em viés teórico ou não para análise do comportamento de sujeitos em situações de grupo. Através de situações, estímulos são apresentados ou mediados pelo facilitador do grupo para evocar comportamentos dos membros. Em um segundo momento, tais comportamentos tornam-se passíveis de observação, mensuração, reflexão e análise. Alguns autores assemelham esta técnica a “jogos empresariais” devido à alta frequência de recursos lúdicos, principalmente quando a técnica é utilizada no subsistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal.
2.Encontro que possibilita a criação e recriação do conhecimento por meio de atividades em grupo. Muito utilizada em treinamento e seleção. Auxilia o profissional a descobrir o que as demais pessoas do grupo pensam.
- Dinamismo
Ação com vitalidade, energia, vigor. Capacidade de o indivíduo “fazer e acontecer”. Uma pessoa dinâmica, com energia e flexibilidade, se diferencia no mercado.
- Disruptiva
Empresas insurgentes, que entram no mercado “por baixo”.
- Downsizing (reduzir, achatar, diminuir)
1. Redução no número de funcionários de uma empresa. 2. Nos anos 80, as grandes empresas cresceram de forma desordenada através da diversificação para novos negócios. Criaram estruturas gigantescas para competir numa era em que a velocidade e a flexibilidade são os dois requisitos chave. Por isso, nos anos 90 foram forçadas a reestruturar-se, um processo designado downsizing (um termo importado da informática). Aplicado à gestão significa a redução radical do tamanho da empresa, geralmente através do delayering (redução dos níveis hierárquicos) ou da venda de negócios não estratégicos. As empresas ganham flexibilidade e perdem burocracia e ficam mais próximas do mercado e dos clientes.
- Dumping
Prática comercial, geralmente desleal, que consiste em uma ou mais empresas de um país vender seus produtos por preços extraordinariamente baixos (muitas vezes com preços de venda inferiores ao preço de produção) por um tempo, visando prejudicar e eliminar a concorrência local, passando então a dominar o mercado e impor preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado.
- E-learning/Eletronic Learning (treinamento em rede de computadores)
1. Softwares projetados para funcionar como “salas de aula virtuais”, permitindo várias possibilidades de interação entre os seus participantes. Por exemplo, um especialista tem a sua palestra grava em Nova York (EUA) e ao mesmo tempo ela é transmitida para diferentes lugares, como São Paulo e Rio de janeiro. É possível fazer perguntas e participar de discussões em tempo real. Seu objetivo é ampliar a difusão do conhecimento, permitindo que o usuário aprenda em qualquer momento e lugar.
2. Aprendizagem realizada através da Internet.
- E-Procurement (aquisição ou obtenção eletrônica)
Utilização da internet para a automatização dos processos de compra e gestão de bens e serviços necessários à atividade da empresa.
- E-recruitment (recrutamento eletrônico)
Ferramentas tecnológicas utilizadas no recrutamento e seleção de funcionários. Envolvem cadastro de currículos, filtro de candidatos, testes e entrevistas online e monitoramento de vagas.
- EBITDA
“Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization” – ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. O termo é seguido por um número que representa os ganhos da empresa em um determinado período, permitindo, portanto, a análise do desempenho financeiro da mesma.
- Educação continuada
1. Cursos de aperfeiçoamento referentes à atividade do funcionário. Pode incluir a pós-graduação.
2. Procura constante de novos aprendizados, experiências e desafios, com cursos e atualizações no ramo de atividade. Termo usado pelas empresas para oferecer cursos de atualização profissional aos funcionários nas habilidades necessárias.
- Eficácia
É o objetivo alcançado. O resultado final do trabalho tendo relação com a satisfação das necessidades da sociedade. 2. “eficácia em fazer as coisas certas.” (Peter drucker).
- Eficiência
1. Quando recursos e esforços disponíveis atingem objetivos de maneira produtiva. Uma pessoa dita como eficiente tende a ser comparada como aquela que “não erra”, que gera lucros, que é assertiva, etc. 2. Consiste nos meios pelos quais chegamos a um resultado. Refere-se aos métodos e procedimentos pelos quais se chega a um objetivo, fazendo o certo e utilizando os recursos adequados com a melhor maneira de executar o trabalho. É o fazer bem feito! Procurar realizar a tarefa com excelência é uma característica da eficiência.
3. “… a eficiência consiste em fazer certo as coisas” (Peter Drucker).
- Empatia
Ato ou conduta de se colocar no lugar do outro.
- Empowerment (delegação de autoridade)
1. Abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Analisa o desenvolvimento, ou grau de maturidade, do empowerment na organização, avaliando o estágio evolutivo em que se encontram as áreas de gestão, as configurações organizacionais, as estratégias competitivas, a gestão de recursos humanos e a qualidade.
2. É um conceito de gestão associado ao trabalho de Rosabeth Moss Kanter, professora em Harvard e ex-editora da Harvard Business Review. Segundo a autora, as empresas que dão mais poder e autonomia ao seus trabalhadores são as que estão melhor posicionadas para competir a longo prazo. O meio empresarial parece começar a levar a sério esta recomendação. O caso clássico da aplicação radical do empowerment é o da empresa brasileira Semco, liderada por Ricardo Semler, o autor do livro Maverick e de um polêmico artigo publicado na Harvard Business Review intitulado “Managing Without Managers”.
- Empreendedorismo
Inovação, ousadia. Buscar o novo com o intuito de obter sucesso e melhores resultados.
- Empresas de recolocação
Empresas voltadas para a orientação de profissionais sem emprego ou que desejam mudar de carreira. São autorizadas a cobrar pelos serviços de consultoria e orientação de carreira. Mas elas não são autorizadas a prometer que irão arrumar um emprego para o cliente.
- Endomarketing (marketing interno)
1. Conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o indivíduo.
2. Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o funcionário. Técnicas de marketing utilizadas com o funcionário.
- Entrepreneur
Empresário
- Entrevista coletiva
Metodologia adotada pelo subsistema de recrutamento e seleção de pessoal para entrevistar pessoas em grupo e obter das mesmas, informações acerca da sua personalidade, cognição, experiência, competências, repertório comportamental, situação econômica, social, familiar, conhecimentos técnicos e / ou gerais.
- Entrevista de desligamento
Metodologia adotada por organizações para obter do ex – colaborador a título de colaboração, informações relevantes para melhoria de estrutura, rotinas de trabalho, recursos, modelos de liderança, plano de benefícios, políticas de RH, etc.
- Entrevista de seleção
Metodologia adotada pelo subsistema de recrutamento e seleção de pessoal para obter de candidatos a vagas de emprego, informações acerca da sua personalidade, cognição, experiência, competências, repertório comportamental, situação econômica, social, familiar, conhecimentos técnicos e / ou gerais.
- Entrevista por competência
Metodologia de entrevista embasada na abordagem comportamental que coleta informações sobre a história da vida profissional dos candidatos. É muito conhecida, pois a análise funcional de contingências de reforçamento permite via probabilidade, prever a ocorrência futura de comportamentos, dando às Organizações maior fidedignidade e assertividade à conduta de seleção, contratação e admissão de talentos.
- EPI
Equipamento de proteção individual.
- Epistemologia
Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas; teoria das ciências, teoria do conhecimento.
- Equipes Autogeridas
S as “self management teams” (equipes autogeridas) são compostas por um pequeno número de pessoas que tem a responsabilidade por um processo operacional e os seus resultados. Elas têm os meios para resolver problemas relativos à execução do trabalho e gerem a divisão e o planejamento das tarefas do grupo. Foi um conceito na moda nos anos 70, mas cujo entusiasmo decresceu na última década, visto que os resultados da aplicação nem sempre foram os desejados. Hoje tem novamente mais adeptos, devido à crescente qualificação dos recursos humanos.
- ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos do Negócio)
Os ERP’s são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e o armazenamento de todas as informações de negócios. São sistemas de gestão empresarial.
- Estado de burnout
Estágio avançado de estresse do profissional, esgotamento. Estafa geral por conta do trabalho.
- Estagiário
Estudante contratado segundo as exigências da lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.
- Estágio
É o período de aprendizado na Empresa sedimentando na prática os conhecimentos adquiridos na escola. É a oportunidade de familiarizar-se com o ambiente de trabalho, melhorando assim seu relacionamento humano e contribuindo com sua formação profissional. Dessa forma, propicia a complementação do ensino e da aprendizagem, tornando-se elemento de integração, em termos de treinamento prático de aperfeiçoamento técnico, cultural e científico. (https://www.fastjob.com.br/estagiofacil/o_que_e_estagio.asp)
- Etica Empresarial
A ética empresarial pode ser entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. Para Moreira, a ética empresarial é “o comportamento da empresa – entidade lucrativa – quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)- MOREIRA, Joaquim Magalhães”. A ética empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1999. p. 28.
- Expertise
conhecimento técnico.
- Expertise maps
São bancos de dados com listas e descrições dos indivíduos dentro e fora da organização.
- Extranet
É uma parte da empresa estendida a usuários externos (rede extra-empresa), tais como representantes e clientes.
- Faciliting factors ou enabling conditions (Fator facilitador, ou condições capacitantes)
Práticas, normas e processos que estimulam ou inibem a captação, geração, difusão e armazenamento de conhecimento pelas organizações.
- Factoring
É a prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas, cobrando comissão.
- Fator Acidentário Previdenciário (FAP)
É o fator usado para cálculo da alíquota do Seguro Acidente de Trabalho (SAT).
- Favoritismo
É quando ocorre a proteção com parcialidade por um indivíduo a outro (s). Quando ocorrem comportamentos de favoritismos, os critérios de “justiça” são no mínimo, questionáveis.
- Feedback (resposta)
Trata-se de informar o colaborador sobre o seu desempenho, conduta ou a respeito de uma eventualidade, buscando estimular e reorientar ações, com o objetivo de maximizar o seu desempenho.
- Fine tuning
Sintonia fina, calibragem.
- Fluxograma
É um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, fluxograma é um gráfico que demonstra a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
- FOB – Free On Board
A cláusula FOB estabelece que, nos contratos de compra e venda de mercadorias, o preço é relativo ao produto colocado a bordo do navio no porto de embarque, ficando as despesas de frete e seguro, assim como os riscos da viagem até o porto de destino, por conta do comprador.
- Follow-up
1. Dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram. Significa ainda ligar para e acompanhar o cliente. 2. Acompanhamento de ações e campanhas com o objetivo de medir seus resultados concretos. Na linguagem informal, trata-se de perguntar como as coisas estão indo.
- Fontes de recrutamento
São estratégias adotadas pelo subsistema de recrutamento e seleção com o objetivo de atrair candidatos a vagas de emprego, estágio ou semelhante. Geralmente, as fontes de recrutamentos consistem em “parceiros” da organização, bem como agências de emprego, escolas, sites de busca, panfletos, mídia, etc.
- Forecast
Previsão.
- Full time
Designa que determinada tarefa será realizada por tempo integral.
- Função
É a designação que indica o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas.
- FYI
For Your Information – o mesmo que PSC: Para Seu Conhecimento.
- Gap
Intervalo; lacuna; falha; deficiência.
- Geração “X”
A primeira denominação moderna foi a que se denominou Geração X. Esta geração é composta dos filhos dos Baby Boomers da Segunda Guerra Mundial. (Baby Boomer é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional – Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boom estamos nos referindo). Os integrantes da Geração X têm sua data de nascimento, localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 e 1980.
- Geração “XY”
Ainda não muito bem definida, a Geração XY é uma maneira de classificar indivíduos da Geração Y que buscam reconhecimento da forma que a Geração X fazia.
- Geração “Y”
A Segunda geração foi a denominada Geração Y, também chamada de Geração Next ou Millennnials.
Apesar de não haver um consenso a respeito do período desta geração, a maioria da literatura se refere à Geração Y como as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. São, por isso, muitos deles, filhos da geração X e netos da Geração Baby Boomers. - Geração “Z”
Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.
- Geração Alfa (ou Alpha Generation)
Ainda sem características precisas definidas, a não ser que nascerão em um mundo conectado em rede, a próxima geração, de nascidos a partir de 2010, já tem nome: Geração Alfa. Poderão ser filhos, tanto da geração Y, como da Geração Z.
- Geração Baby Boomers
A atual definição de Baby Boomers, se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, já que durante a guerra houve uma explosão populacional. Normalmente são as pessoas nascidas no final da década de 1940. Acadêmicos justificam o fato, explicando que o ser humano tem uma característica de aumentar a reprodução quando se sente ameaçado ou em perigo por determinados períodos, que foi o caso da Segunda Grande Guerra. Na prática, no entanto, se consideram como Baby Boomers os nascidos entre 1946 e 1964, separados em duas gerações:
a) Primeiros Boomers (1946 a 1954)
b) Boomers posteriores (1955 a 1964) - Gestão por Objetivos
Criada por Peter Drucker nos anos 50, a gestão por objetivos (management by objectives – MBO) descreve um sistema de gestão em que os trabalhadores e os gestores de topo definem em conjunto qual é o objetivo final do seu trabalho, como o realizar, de que forma será avaliado e qual o tempo necessário à concretização. É uma técnica popular em todo o mundo. Há, no entanto, três críticas clássicas à sua aplicação: os gestores tendem a definir metas pouco ambiciosas ou irrealistas; os objetivos raramente resultam de um processo participativo e descentralizado; e não promove o trabalho de equipe.
- Group development
Desenvolvimento de grupos.
- Guidance
Orientação.
- Hands-on
Com participação ativa.
- Headcount
Número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa.
- Headhunter
1. Caça-talentos do mundo corporativo. 2. Caçador de talentos. Pessoa ou empresa especializada na procura de bons profissionais no mercado para ocupar determinada função em outra empresa.
- Hierarquia
Representa a distribuição formal de poder de pessoas,cargos,departamentos e funções dentro de uma organização.
- Holística
É a “imagem única”, sintética de todos os elementos da empresa, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização (estrutura da empresa, cultura organizacional, qualificação do pessoal, assim como suas inter-relações). Se esta visão for formalizada, pode- se discutir problemas específicos sem perder a abrangência, nivelando o conhecimento entre os participantes da discussão.
- Housekeeping
Técnica usada para iniciar, cuidar e manter os processos de Qualidade e Produtividade Total em uma empresa.
- In-loco
No lugar em que determinada coisa acontece.
- Incentivo
Prática organizacional que influencia no comportamento dos indivíduos, geralmente, esbarram na motivação, política de benefícios, remuneração, condições de trabalho, reconhecimento, etc.
- Inclusão digital
Dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso às novas tecnologias, entre elas a internet.
- Inclusão social
forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas.
- Income
Renda.
- Income tax
Imposto de renda.
- Indicador de desempenho
É um dado numérico a que se atribui uma meta e que é trazido, periodicamente, à atenção dos gestores de uma organização.
- Input
Refere-se à entrada de dados por meio de um programa ou código. Esses dados são inseridos e depois armazenados para gerar resultados.
- Insight
Momento em que novas ideias surgem; percepção; “estalo”.
- Insourcing (fonte interna)
Delegação de operações internas da companhia para um setor especializado nessas operações. É o oposto do termo outsourcing.
- Integração de pessoal
Estratégia que objetiva incluir funcionários em suas funções e departamentos, promover interação entre sujeitos, estabelecer vínculos, políticas, regras, contextualizá-lo, apresentá-lo a um determinado sujeito ou grupo, etc.
- Interface amigável e intuitiva
Ferramentas que possuem um design fácil de ser usado, geralmente com ícones indicando o que representa cada função.
- Intranet
É uma rede de comunicação interna e exclusiva, criada especialmente para uma organização e dirigida aos seus colaboradores.
- Intrapreneur
Empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente.
- Investimentos-Anjo
É originário dos EUA, aonde é conhecido como Angel Investor ou Business Angel, apresentando as seguintes características: É efetivado por pessoa física (que pode investir através de uma PJ, mas com recursos e trabalho próprios; não de terceiros*). Investe em empresas nascentes (startups), próximas aonde reside, para poder apoiá-las. Tem normalmente uma participação minoritária no negócio. Não tem posição executiva na empresa, mas apoia o empreendedor com seu conhecimento, experiência e relacionamento, além dos recursos financeiros. O que é conhecido como smart-money. (http:// imagempessoal.band.uol.com.br/investidor-anjo/)
- ISO
Sigla da International Organization for Standardization.
- Job rotation
Rodízio de funções promovido pela empresa para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências sem sair da companhia em que trabalha.
- Jogos empresariais
Para muitos profissionais de Rh é o mesmo que dinâmicas de grupo. Porém o termo “jogos” é mais comum no subsistema de treinamento e desenvolvimento de pessoas, onde a presença de atividades lúdicas é garantida.
- Joint venture
Associação de empresas para explorar determinado negócio. De caráter não definitivo, nenhuma das empresas participantes perde sua personalidade jurídica.
- Jornal interno
Veículo de comunicação utilizado pela divisão de RH e Endomarketing para comunicar aos colaboradores informações sobre a empresa: funcionários do mês, prêmios adquiridos pela organização, palavra do presidente, colunas, informações sobre filiais, eventos internos, etc.
- Just-in-time knowledge
Ferramenta que reduz as barreiras de tempo e espaço no acesso a conhecimentos como o e-learning.
- Just-in-Time ou JIT
1. Sistema que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata, ou seja, primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria-prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. 2. É uma técnica de gestão e controle de mercadorias que procura minimizar o nível de stocks nos armazéns das empresas industriais. Criada em 1960 pela nipônica Toyota, foi considerada como uma das ferramentas de gestão que mais contribuíram para o milagre industrial japonês. A ideia base é bastante simples: cada etapa do ciclo de produção só deve solicitar novas encomendas à etapa anterior, na medida em que precisar delas. Implica igualmente uma redução do número de fornecedores. Richard Schonberger foi o primeiro autor a divulgar a metodologia just-in-time nos Estados Unidos.
- Kaizen
1. Conceito de administração japonesa que significa processo de melhoria contínua, gradual, com bom senso e baixos investimentos. 2. Conceito de administração japonesa que significa aprimoramento contínuo e gradual, na empresa ou na vida pessoal. Antes de tudo, é uma filosofia de vida de aprimoramento constante, baseada na frase “o amanhã é melhor do que hoje”.
- Kanvas (Business model)
É um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, pode ser também uma receita de estratégia, que deve estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia.
- Key user
Aquele que conhece todos os recursos referentes a uma determinada ferramenta tecnológica.
- Kick-off
Reunião que gera a oportunidade para informar e principalmente motivar as pessoas envolvidas a participar de algum projeto.
- Know-how
Conhecimento.
- Knowledge Management Systems (Sistemas de Gerenciamento de Conhecimento)
Soluções de tecnologia e informações que auxiliam as iniciativas empresariais típicas de gestão do conhecimento, como identificação, criação, apresentação e distribuição no contexto corporativo.
- KPI – Key Performance Indicators
Indicadores que medem o nível de desempenho do processo, focando como são desenvolvidos os processos de tecnologias da informação para que os objetivos sejam alcançados. Um exemplo de KPI é o que mede o número de mercadorias produzidas por um funcionário em uma hora.
- Lato Sensu
1-Denominação dos cursos de pós-graduação voltados para o nível de especialização, mais direcionados à área profissional, de mercado. 2. Curso extensivo de especialização e aperfeiçoamento (pós-graduação).
- Layoff
Redução da equipe de empregados devida à diminuição dos negócios, em decorrência da conjuntura econômica ou mudanças na estratégia da empresa.
- Lean Prodution
Engloba o conjunto de técnicas desenvolvidas nos anos 70 por fabricantes japoneses, como a Toyota e a Matsushita, para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade. Foi popularizado através do estudo sobre a indústria automóvel do MIT, designado “The Machine that Change the World”, que investigou as causas associadas à superioridade dos nipônicos nos domínios da produtividade, flexibilidade, rapidez e qualidade. O conceito de lean prodution é baseado em quatro princípios: trabalho de equipe; comunicação; uso eficiente de recursos e eliminação de desperdícios; e melhoria contínua (a que os japoneses chamam kaizen).
- Learning organizations/ Knowledge creating companies
1. Companhias que utilizam a gestão do conhecimento, identificando, armazenando e incorporando-os às suas práticas organizacionais, visando o crescimento virtuoso do mesmo. 2. Criado por Chris Argyris, professor em Harvard, designa por learning organizations (organização em constante aprendizagem) as empresas que aprendem à medida que os seus trabalhadores vão ganhando novos conhecimentos. O conceito é baseado na idéia de Argyris, chamada double-loop learning (quando os erros são corrigidos através da alteração das normas empresariais que o causaram). Em 1990, Peter Senge, professor do MIT, popularizou o conceito através do best- seller The Fifht Discipline – The Art and Pratice of a Learning Organization.
- Legislação trabalhista
Referem-se ao campo do direito que estuda as relações entre funcionários e organizações no que se referem às relações industriais, condições de trabalho, bem como jornada, carga horária, processos legais de admissão e demissão, interesses, direitos e obrigações presentes na relação funcionário – empregador, etc.
- Liderança
Conjunto de comportamentos que visa à integração de pessoas para a obtenção de objetivos.
- LLM
Master of Laws, Mestrado em Direito.
- LNT
Levantamento de Necessidade de Treinamento.
- Mapeamento de perfil
Levantamento do perfil do colaborador, que pode ser feito por meio de entrevistas ou respondendo a questões de um software. Com dados objetivos, ajuda a pessoa a entender quais são os seus pontos fortes e aqueles que podem ser desenvolvidos, aprimorando o seu desempenho.
- Market share
Fatia de mercado, ou participação no mercado.
- Markup
Sobrepreço, acrescentado ao preço final do produto (após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista).
- MBA
Sigla em inglês para Master Business Administration, curso que equivale à pós- graduação em Administração de Empresas.
- MBA in company
1. MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico. 2. São cursos de MBA (Master Business Administration) oferecidos especialmente para os funcionários de determinada empresa, com temas de gestão daquela organização específica. Os funcionários fazem o MBA juntos e podem até desenvolver o TCC (trabalho de conclusão de curso) voltado para a empresa.
- Melhor prática
Uma técnica, metodologia, sistema, procedimento ou processo que foi implementado e melhorou os resultados do negócio.
- Memória organizacional
Ativos e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos.
- Mentoring
1. Profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas ideias sobre o trabalho e a carreira. 2. Acompanhamento de um profissional mais novo feito por um mentor, geralmente um profissional com experiência e habilidade. O objetivo é aconselhar o mais jovem em suas ideias e experiências no trabalho. É uma espécie de padrinho ou tutor, que “adota” um empregado que julga ter potencial. 3. É uma tutoria em que um profissional mais experiente orienta profissionais que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, compartilhando experiências e conhecimentos.
- Merchandising
Prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizado para vender outro, destacando-o da concorrência, no ponto de venda (PDV). Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, mídia impressa e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos.
- Meritocracia
1. Sistema de recompensa e/ou promoção fundamentado no mérito pessoal. 2. “conjunto de valores que rejeita toda e qualquer forma de privilégio hereditário e corporativo, permitindo que os indivíduos sejam avaliados e valorizados independentemente de suas trajetórias e biografias sociais”. (Barbosa, L.- Igualdade e meritocracia. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.).
- Mind Mapping
Tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.
- Mnemônica
Técnica destinada a ajudar a fortalecer e treinar a memória mediante processos artificiais auxiliares.
- Nepotismo
Favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder.
- Networking
1. Utilização da rede de relacionamentos (network). Os contatos do network podem trazer muitos benefícios ao profissional. Por exemplo: as pessoas dessa rede poderão indicá-lo para alguma oportunidade para um novo emprego. 2. Rede de relacionamentos na qual as pessoas buscam outras para fazer negócios e arrumar novas oportunidades de trabalho. Todas as pessoas de nosso relacionamento formam nossa rede. Os colegas de trabalhos, chefes atuais e anteriores, parentes e amigos. 3. Rede de Contatos, ou rede de relacionamentos profissionais, quando se diz que temos networking, significa que temos acesso a pessoas que podem nos ajudar profissionalmente. (http://imagempessoal.band.uol.com.br/networking/).
- Newsletter
Boletim de notícias.
- Obice
Palavra derivada do latim que significa impedimento, embaraço, empecilho, obstáculo ou estorvo.
- OBM – Organizational Behavior Management
Técnica da análise do comportamento cuja raiz filosófica se baseia no behaviorismo radical de B.F. Skinner aplicada às organizações que visa atingir objetivos empresariais ou departamentais através da modificação e avaliação funcional de comportamentos individuais e coletivos, entendendo o comportamento como a relação entre o que o homem faz e as reações destas ações no ambiente e no próprio comportamento deste (s) sujeito (s).
- Ombudsman
palavra de origem sueca que significa “o homem que representa os interesses”, ouvidor, profissional que tem como missão intermediar a comunicação entre o público e a empresa.
- On-the-job
No dia a dia do Trabalho. Exemplo Treinamentos on-the-job. Utilizar a rotina, dentro das tarefas prática de um indivíduo. Sem retirá-lo para a sala de aula. Como um estágio prático supervisionado diretamente.
- Organograma
É um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.
- Otimização
Procurar o melhor desempenho em determinada tarefa para obter o maior proveito possível.
- Outplacement
1. Benefício que uma empresa oferece ao ex-funcionário, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo para ser recolocado em outra organização. É uma técnica de gestão de recursos humanos que visa apoiar os trabalhadores dispensados rumo à sua reinserção profissional. As consultoras em outplacement fornecem aconselhamento financeiro e formação em recrutamento e seleção. Há quem prefira criar centros de outplacement internos, que prestam auxílio aos trabalhadores dispensados e aos que são recolocados em novas funções. 2. Forma gentil de demissão na qual a empresa oferece apoio ao funcionário para recolocação no mercado. Metodologia de apoio à mudança profissional. O apoio pode ser feito com a ajuda de uma empresa especializada ou com indicações e ajuda na entrega de currículos.
- Outputs
Obtenção de dados como resultado da operação de algum programa, de um input.
- Outsourcing
1. Obtenção de mão-de-obra externa por parte de uma empresa; contratação de serviços terceirizados com o intuito de reduzir os custos internos, aproveitando o conhecimento especializado de outras organizações. 2. Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de produzi-los internamente. A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica. Talvez ainda seja mais importante o fato de o outsourcing libertar mais tempo os executivos para se dedicarem mais às core competence (competências estratégicas) da empresa. O conceito nasceu na área das tecnologias de informação. Tem maior potencial de aplicação em indústrias dinâmicas, em que as pressões para cortes nos custos são mais intensas, nomeadamente nos grupos empresariais que pretendem seguir uma estratégia de integração vertical das suas atividades. 3. Terceirização de atividades de uma empresa. A terceirização é feita em setores que não envolvem o produto final da companhia, como na área de TI.
- Overhead
Despesas operacionais.
- Paradigma
Exemplo que serve como modelo; padrão.
- Partner
Parceiro.
- PCPM
Planejamento e Controle da Produção e de Materiais (IMAM)
- PDCA
Sigla para Plan, Do, Check and Act – Planejar, Executar, Verificar e Agir, ferramenta usada na melhoria dos processos de fabricação ou de negócios.
- Performance
Atuação; desempenho.
- Período sabático
Período de desenvolvimento pessoal e profissional, no qual o funcionário se afasta da empresa com garantia de retorno. Pode durar de três meses a dois anos. Não são férias. Em alguns casos as empresas continuam pagando o salário ou pagam parte da remuneração.
- PhD
Doctor Philosophy. No Brasil, é equivalente ao doutorado.
- Player
Empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação.
- PLR (Participação nos Lucros ou Resultados)
Parcela da remuneração decorrente do resultado econômico da atividade fim da empresa (vendas líquidas menos custos e despesas operacionais) ou do alcance de objetivos específicos pactuados, como: metas de vendas, índices de qualidade, grau de absenteísmo e outros.
- Poka-Yoke
Método a Prova de Falhas, ex. A chave de carro (uso genérico) (IMAM).
- Política de portas abertas
Ações para melhorar a comunicação entre os funcionários, proporcionando maior liberdade de falar e ouvir na empresa. Oportunidade que a empresa dá ao funcionário de conversar com os executivos da companhia quando se sentir prejudicado pela chefia imediata.
- Portfólio
Coleção de trabalhos ou produtos de um profissional ou uma empresa. Pode ser considerado seu perfil público.
- Premiação
Consequência para um comportamento positivo pode ser dada através de estimulação financeira, verbal, sentimental, cognitiva, presencial, projetiva, etc.
- Presenteísmo
Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias – com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer.
- Pró-forma
Apenas por formalidade.
- Proatividade
Vontade de fazer e tomar a iniciativa por conta própria sem esperar ordens. Buscar a solução de um problema antes que ele se estabeleça. Ser proativo é o contrário de ser reativo.
- PSC
Para seu conhecimento – o mesmo que FYI – For Your Information
- Publicização
Movimento introdutor de um novo modelo de administração pública baseado em alianças estratégicas entre o Estado e a sociedade.
- QE
Quociente Emocional.
- QFD – Quality Function Deployment
Metodologia usada para apontar os produtos que asseguram e avaliam a satisfação do cliente.
- QI
Quociente de inteligência.
- QS 9000
Quality System Requirements (Requisitos do Sistema da Qualidade): foi desenvolvida por um grupo-tarefa da indústria automotiva (Chrysler, Ford e General Motors) a fim de padronizar os sistemas de qualidade e manuais fundamentais, assim como ferramentas de avaliação dos fornecedores.
- QS¹
Quociente de Sucesso: é definido como a soma de qualidades ligadas a atitudes, valores e maneira de levar a vida. Como não são condições diretamente ligadas a aspectos genéticos, podem ser desenvolvidas e melhoradas pelo “querer” do indivíduo.
- QS²
Quociente Espiritual
- Qualidade Total
Segundo o European Foundation for Quality Management (EFQM) os esforços para a qualidade total (TQM – Total Quality Management) são caracterizados pelos seguintes fatores: excelência nos processos; cultura de melhoria contínua; criação de um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores; envolvimento de todos os trabalhadores; e clara orientação para o mercado. Os melhores exemplos da aplicação da gestão da qualidade total são as empresas japonesas, que ironicamente foram ensinadas nos anos 40 e 50 pelos mestres americanos Deming e Juran.
- Rapport
1. Estabelecer atmosfera de confiança. Técnica frequentemente utilizada em Dinâmicas de grupo para inibir ansiedade dos candidatos e permitir que traga a tona comportamentos mais reais possíveis de sua personalidade quando submetidos às ferramentas de testes psicológicos. 2. Relação de mútua confiança entre duas ou mais pessoas. Capacidade de se aproximar do outro, entrar em sintonia, “falar a mesma língua”. 3. Rapport é uma palavra de origem francesa, que significa relação especialmente única de confiança mútua ou afinidade emocional. A palavra em português, que mais se encaixaria em sua tradução, seria “sintonia”. Assim, rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, a ponto de fazê-lo sentir que há entendimento entre as duas pessoas e que existe uma forte ligação, que de alguma forma as une. É a essência de uma relação bem sucedida. (http://imagempessoal.band.uol.com.br/rapport/)
- Redes sociais na internet
São relações entre os indivíduos na comunicação mediada pelo computador. Esses sistemas conectam pessoas que possuem os mesmos interesses pessoais ou profissionais, facilitando a sua conexão e interatividade.
- Reengenharia
Método usado para mudar os processos internos de uma empresa. Michael Hammer, ex-professor do MIT, é considerado o pai desta teoria inovadora e radical. Referiu- se pela primeira vez ao tema no artigo publicado em 1990 pela Harvard Business Review. Mas, a consagração só chegaria três anos depois com o livro Reengineering the Corporation, escrito em parceria com James Champy. Para os autores, a reengenharia significa um redesenho radical dos processos de negócio com o objetivo de obter melhorias drásticas em três áreas: nos custos; nos serviços e no tempo.
- Remuneração fixa
É a parcela da remuneração composta por salários, anuênios e gratificações associadas ao exercício de função.
- Remuneração variável
É a parcela da remuneração vinculada ao desempenho individual, da equipe, da unidade ou da organização. Os tipos de remuneração variável mais conhecidos são:
- Comissão de vendas e prêmios de produção.
- Gratificação.
- Bônus.
- Planos de distribuição de Ações aos Empregados (Stock Option).
- Participação nos Lucros ou Resultados (PLR).
- Resiliência
Capacidade de se adaptar às mudanças.
- Responsabilidade social
Atuação e consciência do papel das empresas como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade na qual estão inseridas.
- RH
Sigla de Recursos Humanos (área responsável pelas contratações, treinamentos, remuneração, encaminhamento de carreira e administração de conflitos e motivação na empresa).
- ROI
Return Of Investiment – tempo necessário para o retorno do investimento.
- Rotatividade ¹
Também conhecida por turnover, é a entrada e saída de funcionários de uma organização.
- Rotatividade²
É a indicação do número de vezes que um estoque se renovou. (Ra = Ca/Em) onde Ca é o consumo total anual e Em é a média aritmética dos 12 estoques mensais. (CAM 1/ 85)
- Sabático
Período de afastamento do trabalho que o executivo utiliza para refletir sobre sua vida e carreira. A prática é antiga e ainda é utilizada por empresas que acreditam que ela aumenta a produtividade do executivo.
- Salário
É a retribuição em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta.
- Salário nominal
É o salário do contrato de trabalho, registrado na carteira profissional.
- Sales manager
Gerente de venda.
- SCM – Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Fornecimento)
Grupo de fornecedores que supre as necessidades de uma empresa na criação e no desenvolvimento dos seus produtos. A competição no mercado global não ocorre entre empresas, mas entre cadeias de fornecimento. A gestão da logística e do fluxo de informações em toda a cadeia permite aos executivos avaliar pontos fortes e pontos fracos na sua cadeia de fornecimento, auxiliando a tomada de decisões que resultam na redução de custos, aumento da qualidade, entre outros, elevando a competitividade do produto e/ou criando valor agregado e diferenciais em relação à concorrência.
- Setup
Sistema de Troca rápida (IMAM)
- Share
Fatia do mercado – muito usado quando a empresa quer determinar quanto em porcentagem do mercado ela obtém referente a determinado produto ou segmento.
- SHRM
Society for Human Resource Management: Sociedade para a Gestão de Recursos Humanos.
- Sinergia
Ação positiva e simultânea de um grupo de pessoas na realização de uma atividade. Refere-se à convicção de que dois mais dois podem ser cinco. Esta é uma não evidência que serviu para justificar as injustificáveis operações de fusão e aquisição que caracterizaram o mundo dos negócios nos anos 80. O conceito de sinergia, introduzido por Igor Ansoff no livro Corporate Startegy, procura provar que duas empresas juntas valem mais do que a soma das duas separadas. Se não existir sinergia (ou se for negativa) não valerá a pena concretizar-se uma fusão ou aquisição. O conceito pode ser aplicado em outras áreas, como alianças estratégicas, joint-ventures, acordos de cooperação, relações das empresas com fornecedores ou clientes e equipes de trabalho pluridisciplinares.
- SIPAT
Semana Interna de Prevenção de Acidentes.
- Skill
Habilidade.
- SLA – Service Level Agreement
Contrato entre um fornecedor de soluções tecnológicas e um cliente, que especifica em termos mensuráveis quais serviços o fornecedor vai oferecer. Eles são definidos no início de qualquer fornecimento terceirizado (outsourcing), garantindo que o cliente receba produtos e serviços com qualidade, eficiência e eficácia.
- Spread
Taxa de risco.
- Stakeholders
Partes ou grupos que estão diretamente interessados nas atividades da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade.
- Stand-by
No aguardo, em modo de espera.
- Start-up
Início da operação.
- Status quo
Situação atual do ambiente interno da empresa, principalmente no que diz respeito aos processos internos.
- Stock Options
1. Incentivo a funcionários para comprarem ações da empresa por um preço abaixo do mercado. 2. Programa que permite ao funcionário comprar ações da empresa por um preço abaixo do valor de mercado.
- Story Telling
É uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Em inglês a expressão “tell a story” significa “contar uma história” e storyteller é um contador de histórias. Consiste em um método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história. Esta história pode ser contada de improviso ou pode ser uma história polida e trabalhada. Também é muito usado no contexto da aprendizagem, sendo uma importante forma de transmissão de elementos culturais como regras e valores éticos. http://www.significados.com.br/storytelling/
- Strictu sensu
denominação de cursos para a continuidade da formação acadêmica e científica, como mestrado e doutorado.
- Supply Chain Management
Gerenciamento de cadeia de abastecimento.
- T&D
Treinamento e Desenvolvimento.
- Target
Alvo, objetivo.
- Taxa de Evasão
É outro nome para o indicador Desligamento Voluntário.
- Team building
1. Processo de motivação que tem como objetivo criar em um grupo de pessoas o “espírito de equipe”, gerando o sentimento de inclusão ao grupo e melhorando a forma como as pessoas interagem e trabalham em conjunto. 2. Espírito de equipe. Aplica-se tanto a empresas quanto a indivíduos em busca de uma identidade própria. Grupos de pessoas que, quando juntas, trabalham em sinergia e fazem mais do que quando estão sozinhas.
- Tempo calendário
Corresponde a 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano (366 no caso de anos bissextos), em horas.
- Tempo de serviço
É o período em que o empregado está à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. (artigo 4º da CLT).
- Tempo de treinamento
Tempo total de treinamento (dentro ou fora do expediente) da equipe no período, em horas.
- Tempo perdido
Total de horas de trabalho perdidas por ausências causadas por afastamentos médicos, por doenças ocupacionais ou não, e por acidentes do trabalho, no período avaliado. NOTA: Nos casos de afastamentos longos, inclui apenas os primeiros 15 dias; os demais são cobertos pelo auxílio-doença, nos termos da lei nº 8.213.
- Teoria X, Y e Z
Nascidas no final dos anos 50, as teorias X e Y são duas visões opostas sobre a natureza humana e a forma de gerir a força de trabalho. Foram criadas pelo psicólogo Douglas McGregor, do MIT. A teoria X assume que os indivíduos não gostam de trabalhar, a menos que sejam obrigados coercivamente a fazê-lo. A teoria Y defende que as pessoas têm auto- realização no trabalho e que cumprem melhor as suas tarefas se não forem vigiadas por terceiros. A teoria Z, de William Ouchi, é uma variante da teoria Y. Defende que os trabalhadores têm um grau de envolvimento similar ao dos gestores quando existe um sistema de recompensas e incentivos eficaz. ( Prof. Luciano Rodrigues)
- TI
Sigla de Tecnologia da Informação.
- Top of mind
Marca ou produto mais lembrado espontaneamente.
- Toró de palpites
Tradução bem brasileira do termo inglês “brainstorm”, que significa uma reunião de pessoas que se juntam para encontrar soluções para problemas da empresa ou expor idéias criativas para novos projetos.
- TQC – Total Quality Control (Controle de Qualidade Total)
Sistema criado em todas as fases de uma empresa de manufatura, da engenharia de projeto à distribuição, que busca assegurar uma produção sem defeitos.
- TQM – Total Quality Management (Gerenciamento de Qualidade Total)
Criado em 1985 pela Naval Air Systems Comand para descrever o seu enfoque de gerenciamento ao estilo japonês para o aperfeiçoamento da qualidade.
- Training on the job
Treinamentos feitos em conjunto com as tarefas práticas do funcionário, como um estágio supervisionado.
- Trend
Tendência.
- Turn over
Termo utilizado para caracterizar o movimento de entradas e saídas, admissões e desligamentos de profissionais empregados de uma empresa, em um determinado período. Quanto aos desligamentos, podem ser espontâneos ou provocados pelas empresas.
- Vantagem Competitiva
Michael Porter demonstrou que as empresas bem sucedidas obedecem a padrões definidos de comportamento que podem ser resumidas em três estratégias genéricas (as fontes de vantagem competitiva sobre os concorrentes):
(1) Liderança baseada no fator custo – Possuir custos mais baixos do que os rivais;
(2) Diferenciação – Criar um produto ou serviço que é visto na indústria como único;
(3) Focalização – Combinar as duas estratégias direcionando-as para um alvo específico.
- Web 2.0
Termo que se refere à segunda geração da World Wide Web (rede mundial de computadores ou internet), reforçando o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. O objetivo é que o ambiente virtual se torne mais dinâmico, contando com a colaboração dos usuários para a organização do conteúdo. Um exemplo é a enciclopédia Wikipedia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas, sendo depois conferidas por um grupo de pessoas que trabalha para o aperfeiçoamento dessa enciclopédia virtual.
- Workaholic
Pessoa viciada em trabalho. Geralmente, o workaholic coloca o trabalho acima da família, lazer e amigos.
- Workflow
As tarefas podem ser executadas por um ou mais sistemas de computador, ou por um ou mais colaboradores. A ordem de execução e as condições pelas quais as tarefas são iniciadas também estão definidas no workflow, sendo que o mesmo é capaz também de representar a sincronização das mesmas, garantindo o fluxo de informações.
- Workshop
Laboratório ou oficina de trabalho. Reunião de pessoas com interesses ou problemas comuns, orientados por especialistas, com o objetivo de aprimoramento ou desenvolvimento de novas competências.
- Workstation
Estação de trabalho.
- XML – eXtensible Markup Language (Linguagem Extensível de Formatação)
Configuração usada para gerar linguagens de formatação, ou seja, criar documentos com dados organizados de forma hierárquica, com o intuito de designar uma linguagem simples, principalmente para a internet, interligando diferentes bancos de dados.
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